All I Need Is a Book: Resenha - Filme "O Silêncio dos Inocentes"

16 de abril de 2014

Resenha - Filme "O Silêncio dos Inocentes"


  Título Original: The Silence of the Lambs

  Gênero: Drama, Suspense

  Ano: 1991

  Diretor: Jonathan Demme

  Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn, Ted    Levine

  Classificação:

 



  Nem tão inocente. O filme, baseado no livro de Thomas Harris, é instigante e prende a atenção do espectador e o envolve com sua história repleta de reviravoltas e mistérios. O enredo foca-se em Clarice Starling, jovem e ambiciosa estagiária do FBI, que é convocada para interrogar o psiquiatra Hannibal Lecter, mais conhecido "Hannibal, O Canibal", um dos mais perigosos e enigmáticos serial-killers da História.

  O longa-metragem tem brilhantes atuações, destaque para Jodie Foster e Anthony Hopkins que interpretam, respectivamente, Clarice e Hannibal. Ambas interpretações os elevaram ao patamar das grandes estrelas de Hollywood e garantiram o Oscar de Melhor Atriz e Melhor Ator.

  Impressionante é constatar que o filme, apesar de contar com duas horas de duração, tem apenas, pouco mais que 16 minutos com Lecter em cena. Tal ausência não é notada, não só devido ao feliz encontro entre ator e personagem, mas ao jogo de câmeras utilizado que, ao fornecer a perspectiva de Clarice, provoca imersão na história e é especialmente marcante nos diálogos entre os dois.


  Esses encontros são o coração da história, já que suas falas, extremamente inteligentes, mostram o intelecto, perspicácia e complexidade dos personagens, que é capaz de aliar a extrema frieza de Lecter a um cavalheirismo impecável, além de fornecer todas as pistas a respeito da identidade e paradeiro de Buffalo Bill, um novo assassino em série, famoso por retirar a pele de suas vítimas.

  Trata-se de um filme sombrio e em alguns momentos tenso, mas que sabe lidar com seus mistérios magistralmente. Assim como "O Vingador do Futuro" (de 1990) é um ícone do gênero ficção-científica, "Silêncio dos Inocentes" não fica atrás, sendo um dos melhores filmes de suspense já produzidos. Um clássico imperdível.


Por: Camila Araujo, Camila Takahashi, Carla Rojas, Katia Montero, Melissa Paccagnella e Maria Gabriela Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário