All I Need Is a Book: Resenha - Filme ''Pompeia''

16 de março de 2014

Resenha - Filme ''Pompeia''


  Título Original: Pompeii

  Gênero: Ação, Aventura

  Ano: 2014

  Diretor: Paul W.S. Anderson

  Elenco: Kit Harrington, Carrie-Anne Moss, Emily Browning, Kiefer Sutherland, Jared Harris

  Classificação:

 



  Devo dizer que desde o início fiquei doida para ver esse filme. Os motivos eram bem simples na verdade : Eu adoro filmes épicos, sou apaixonada por história e pela Itália (especialmente Roma durante o Império) e no elenco encontrava-se um dos meus atores favoritos, Kit Harrington, meu eterno Jon Snow. Com todos esses ingredientes, foi impossível não me sentir atraída ao cinema mais próximo.

  Clique aqui para ver o trailer.

  Bom, eu não me decepcionei. O filme me deu tudo o que eu esperava assistir, cenas de ação muito boas, uma olhada na Itália de 79 a.C, e um visual impressionante valorizado pelo 3D, que vai além de coisas sendo atiradas pela tela (coisa rara, infelizmente). Resumindo, um efeito de profundidade merecedor de destaque.

  Quanto aos outros aspectos do filme, eu já havia sido alertada sobre a falta de complexidade dos personagens e sobre o par romântico raso ao ler outras críticas, mas mesmo sendo verdade, não me incomodou, o longa cumpre seu papel como entretenimento ao romantizar um momento histórico único. Há toda a história batida do amor à primeira vista entre o escravo Milo, e a princesa Cassia, cujo romance acaba perdendo em credibilidade e simpatia para a amizade entre Milo e Attico, outro escravo-gladiador.


  Uma cena em especial do casal (ocorrida nos estábulos) me pareceu forçada e sem muita lógica, como uma tentativa (falha) de engatar o relacionamento de maneira intensa, mas perigosamente rápida.

  Agora, se tem algo que eu gostaria que tivesse sido tratado com mais profundidade é a questão política vivida na época. Muitos fatores pertinentes à  história foram tratados com uma superficialidade que o tornaram apenas ilustrações. Tivesse havido um melhor aproveitamento, o filme teria ganhado a consistência que lhe falta.

  Sim, há um certo exagero e o clichê é bem presente (um problema típico dos filmes-tragédia com um finais já conhecidos) mas nada que desperdice o ingresso. Se o que você procura é uma diversão para um sábado à noite, sem grandes pretensões acerca de enredo e reviravoltas, Pompeia é um ótimo pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário